O PROBLEMA

 

Comunidades, famílias e pessoas do nosso Concelho de Sintra sofrem por não conseguirem superar:

 

  • As suas necessidades básicas (Alimentação, higiene, saúde e habitação),

  • As suas necessidades sociais (Relacionamento conjugal, relacionamento com os filhos, relacionamento com a família alargada e com a comunidade em geral)

  • As suas necessidades espirituais (Questionamentos sobre a sua existência, sobre o sentido da vida e consequente medo do futuro e falta de esperança,...)

Todo o cristão é chamado a intervir em cada uma destas áreas de necessidade, contudo, tanto a nível pessoal como organizacional (Igrejas, IPSS, Organizações Não Governamentais e Associações diversas) continua-se a não verificar-se a transformação esperada na vidas das pessoas, das famílias e das comunidades nas quais estamos inseridos.

A VISÃO

 

Por um lado, ver todas as pessoas inspiradas no modelo de Cristo:

 

  • Praticarem um amor sacrificial indo ao encontro das necessidades físicas, sociais e espirituais das suas comunidades recorrendo a recursos locais.

  • Interagirem intencionalmente a partir de uma visão bíblica do mundo, aplicando as verdades das escituras encontradas na Bíblia a cada área da sociedade.

  • Crescerem e multiplicarem-se em consequência da sua influência transformadora na comunidade.

 

Por outro lado, ver comunidades locais em todo o concelho onde:

 

  • O testemunho de Cristo como Senhor e Salvador é colocado no centro das nossas vidas (Amar a Deus acima de todas as coisas).

  • Acontece uma mudança benéfica nas mais diversas áreas da vida comunitária (Amar o próximo como a si mesmo).

  • Há um crescente suprimento económico, uma paz social, e uma maior justiça a favor das pessoas mais vulneráveis e marginalizados.

A ESTRATÉGIA

 

Inspirado no testemunho de Cristo a favor de todas as famílias do concelho de Sintra, Sintra ComPaixão cumpre a sua missão:

 

COMUNICANDO

Através da promoção de uma visão clara das necessidades (problemas) e das respostas (soluções) existentes no Concelho de Sintra assim como de uma mensagem de esperança na abordagem das mesmas.

 

FORMANDO

Através do desenvolvimento de maiores competências nas pessoas, igrejas, organizações e na comunidade em geral.

 

MOBILIZANDO

Através de uma distribuição mais equilibrada das respostas tanto a nível geográfico como a nível das diferentes problemáticas sociais em todas as freguesias do Concelho de Sintra.