OBSERVAR SINTRA COM UMA VISÃO DIFERENTE

Viver ComPaixão !!

Numa coluna de opinião publicada pelo Diário de Noticias de 8 de Novembro de 2010, o economista João César das Neves afirmava que “as crises são normais, frequentes e não são o fim do mundo”, que “já tivemos muitas, várias muito piores que esta, e teremos bastante mais no futuro”. Partindo desta constatação, o reconhecido professor apresentava, da forma simples e frontal que o caracteriza, quatro ideias para enfrentar a crise: “Deixar-se de queixas… deixar-se de acusações… deixar-se de fantasias… e enfrentar a crise”. Fundamentando a sua estratégia na base de uma mudança de atitude, o autor conclui afirmando que mesmo assim “Ainda falta algo essencial: não podemos perder a nossa tradicional compaixão pelos que mais necessitam e sofrem”.

As crises, por muito dolorosas possam ser, carregam com elas grandes oportunidades. Uma delas e, na minha opinião, a mais importante de todas, é a de voltar aos valores e aos princípios que servem de fundamentos para a felicidade de todo o ser humano. Mais do que aprender a gastar menos e ganhar mais, mais do que orar contra a pobreza e orar por prosperidade, mais do que evangelizar e apoiar socialmente, trata-se de aprender a Viver ComPaixão.Tudo começa Com Paixão por Cristo. Esta é a expressão mais alta de amor que possamos viver e tudo começou porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna (João 3:16). Só pela fé conseguimos entender e experimentar esta relação com Deus (Hebreus 11:6). Ora Deus repartiu uma medida de Fé a cada um para que possamos experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Romanos 12:2/3).Consequentemente, é por termos corações cheios de gratidão pelo amor que Deus derramou nas nossas vidas que conseguimos sentir Compaixão por vidas. É incoerente termos paixão por Cristo sem compaixão pelas vidas dos que nos rodeiam, assim como é incoerente sentir compaixão sem primeiro ter uma paixão por Cristo. Compaixão sem paixão por Cristo é Humanismo. Paixão e Compaixão vão de mãos dadas! (Mateus 22:37/39, 1 João 4:20).

A história tem revelado que nos momentos de maior sofrimento, homens e mulheres apaixonados por Deus têm sido determinantes no processo de transformação das suas nações.Neste período de crise global em que todas as políticas socioeconómicas se têm revelado incapazes de assegurar um desenvolvimento sustentável, cabe-nos a nós, cristãos, a responsabilidade de demonstrar de que todo o desenvolvimento só consegue ser duradouro se estiver alicerçado no coração de Deus. A chave é as pessoas: Corações, mentes, e vidas transformadas equivalem a comunidades, sociedades, e nações transformadas.

Que todos possamos praticar uma Vida ComPaixão com todos aqueles que nos rodeiam! (Isaías 58).

João Barros

IC – Instituto ComPaixão (JOCUM)

Tags:

Featured Posts
Recent Posts
Procurar
Siga-nos.
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic