Como tudo começou...

 

Foi em resposta a um urgente sinal de alerta lançado pela Câmara Municipal de Sintra entre 2010 e 2011, que um conjunto de líderes de organizações ativas no nosso Concelho há vários anos - Jovens Com Uma Missão, Ser Alternativa, Centro Social Baptista, Exercito de Salvação e REMAR - decidiu no início de 2012 unir esforços a favor do crescente número de famílias do nosso Concelho em situação de necessidade.

 

Em Abril do mesmo ano realizou-se um Fórum considerado “uma iniciativa de reconhecido interesse” pelo Sr. Vice-Presidente da Câmara em representação do Sr. Presidente, pela Sra.Vereadora da Ação Social, pelos Srs. Presidentes de Juntas de Freguesia e representantes de 40 organizações ativas na área social.

 

 

Em abril de 2013, organizou-se a 1ª Gala Sintra ComPaixão 2020 que reuniu perto de 450 pessoas, entre elas, profissionais e utentes das mais diversas organizações, assim como responsáveis camarários e um número mais alargado de representantes de juntas de freguesia. Todos assinamos a “Declaração de Compromisso por um Concelho ComPaixão” !

 

O Movimento Sintra ComPaixão 2020 é, como o seu nome indica, um movimento de pessoas determinadas a fazer de Sintra um “Concelho ComPaixão” alicerçado numa Mensagem, numa Geração e numa Comunidade inspiradas no modelo de paixão e de compaixão mais simples e mais profundo que alguém nos possa ter deixado: Cristo. Tendo por fundamento um testemunho deste, como podemos nós ficar indiferentes ao sofrimento humano ? Não basta dizê-lo, é necessário vivê-lo !

 

Ao longo destes últimos anos, um número crescente de famílias, comunidades de fé, instituições e empresas tem vindo a envolver-se em iniciativas desenvolvidas no âmbito do Movimento. Na sequência desta crescente mobilização, o Movimento Sintra ComPaixão tem procurado honrar e dar uma maior visibilidade a jovens, empresas e projetos que se têm destacado pela inovação do seu serviço “ComPaixão”. Desta forma, iremos procurar reforçar o compromisso assumido por todos a cada ano que vai passando.